Regras do Futsal




INTRODUÇÃO

Regra 1 - QUADRA DE JOGO
Regra 2 - A BOLA
Regra 3 - NÚMERO DE ATLETAS
Regra 4 - EQUIPAMENTOS E AUXILIAR
Regra 5 - ÁRBITRO PRINCIPAL
Regra 6 - CRONOMETRISTA E ANOTADOR
Regra 7 - DURAÇÃO DA PARTIDA
Regra 8 - BOLA DE SAÍDA
Regra 9 - BOLA EM JOGO E FORA DE JOGO
Regra 10 - CONTAGEM DE TENTOS
Regra 11 - IMPEDIMENTO
Regra 12 - FALTAS E INCORREÇÕES
Regra 13 -TIROS LIVRES
Regra 14 -PENALIDADE MÁXIMA
Regra 15 -TIRO LATERAL
Regra 16 -ARREMESSO DE META
Regra 17 -TIRO DE CANTO

ANEXOS
Anexo I - LEI DA VANTAGEM
Anexo II - DECISÃO POR PENALIDADES MÁXIMAS
Anexo IV - CÓDIGO DE SINAIS
Anexo V - SÚMULA
Anexo VI - SUGESTÃO DA MONTAGEM DE ARENA
Anexo VII - MODELO DE RELATÓRIOS
Anexo VIII - FEDERAÇÕES FILIADAS A CBFS






FIFA faz mudanças nas regras do futsal


As Regras oficiais foram revisadas visando uma melhor dinâmica na prática da modalidade. As modificações foram na Regra 3 (Número de Atletas), a Regra 7 (Duração do Jogo), a Regra 8 (Bola de Saída), a Regra 12 (Faltas e Infrações), a Regra 15 (Tiro Lateral), a Regra 16 (Arremesso de Meta), e Regra 17 (Tiro de Canto).

Quem estava acostumado ver o goleiro-linha poderá não ver-lo mais com tanta frequência. Pois então as Regras 12 e 16 foi sem dúvidas as alterações mais polêmica, Pois será uma infração se o goleiro após ter tocado uma 1ª vez na bola não poderá tocar novamente depois que a bola tenha passado do meio da quadra, como antes, e a cobrança será feita com lance livre indireto com direito a formação de barreira no local aonde o goleiro deu o 2º toque, e se o 2º toque for na área, a bola será colocada em cima da linha reto aonde ocorreu a infração. Agora ele poderá dar um 2º toque na bola, depois que a bola tenha tocado no jogador adversário ou se o mesmo receba a bola no campo de ataque. Então só se aplica goleiro-linha no campo de ataque, e não mais no campo de defesa.

A FIFA justifica a mudança com o objetivo de evitar ações defensivas com o goleiro-linha pois o esporte deve ser dinâmico. Assim, a nova regra forçará os treinadores colocar o goleiro-linha em locais diferentes e exigirá mais atenção dos Árbitros.

Regra 7, Duração da Partida. Quem virava as costa para o jogo quando o placar eletrônico zerava, terá que ficar de olho na quadra até a bola terminar seu destino.

Portanto se um chute é dado a gol, seja em jogada normal, tiro livre com ou sem barreira ou pênalti, o período ou o jogo só será encerrado quando a bola atingir o seu destino mesmo que o tempo tenha acabado. Isso exigirá atenção dos goleiros e dos demais jogadores. Então se acontecer um lance desse e o placar zerado, o Árbitro vai terminar a partida ou período se a bola tenha encostado em alguém no caminho ou ter terminado seu destino.

Outras mudanças foram feitas na Regra 15 (Tiro de Lateral) e Regra 17 (Tiro de Canto), a cobrança do Tiro Lateral agora poderá ser feita até 25cm para fora da linha lateral, antes tinha que ser exatamente em cima da linha. No Tiro de Canto a bola deve estar em cima da linha, mas o jogador que vai executar o Tiro de canto pode colocar o pé dentro da quadra apar executar.

Já a Regra 3 (Número de jogadores), agora para iniciar a partida com uma equipe - ou até as duas - possuindo apenas o goleiro e dois jogadores de linha. Lembrando que se um jogador for expulso a partida se encerrará e a vitória para a outra equipe.

Regra 8 (Bola de Saída), antes o tento era válido se fosse cobrado por um jogador na Saída de Bola. Agora o tento é válido quando a saída é feita por dois jogadores. E se um jogador executar a Saída de Bola e bater no adversário e entrar, o tento é válido pois houve o segundo toque.




Click para ver ORIGEM DO FUTSAL.


                                                                                                                           fonte: futsal do Brasil.com

Comentários

Postagens mais visitadas