Séries: Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e Menisco

Neste Blog, eu falarei em séries sobre Estudo de caos e um paciente que sofreu ruptura total do Ligamento Cruzado Anterior e ruptura do Menisco em alça de balde.

Como romper, quais os primeiros passos, quais os primeiros cuidados, como proceder, a lesão, a cirurgia, a pós-cirurgia, fisioterapia, fortalecimento, psicológico e a volta ao esporte. Tudo isso em 10 séries:

1- O Ligamento
2- Tratamento
3- A Pré-Cirurgia
4- A Cirugia
5- Pós-Cirurgia
6- Cuidados Importantes 
7- A Fisioterapia
8- O Fortalecimento
9- A Adaptação 
10- A Volta a Prática Esportiva


Nosso joelho é uma articulação de exigências extremas no dia-a-dia, principalmente, na prática esportiva. Por este motivo, é uma articulação extremamente de maior risco ao trauma e, até mesmo, em movimentos aparentemente inofensívos podem lesar suas estruturas e comprometer a performance do indivíduo.

A lesão ao ligamento cruzado posterior é mais rara que a do cruzado anterior. Quando ocorre, geralmente está ligada a traumas de alta energia como acidentes ciclísticos, motociclísticos, queda de altura com contusão direta do joelho e até mesmo por um entorse com o adversário segurando a perna do oponente durante lutas, rugby e futebol americano, por exemplo.

 Se você torceu forte uma vez e depois disso ele torce com frequência, ele pode estar rompido. Mas fique tranquilo, se você gosta de esporte, você voltará a praticar depois de algum tempos, mas lembro que ruptura de ligamento e menisco são casos cirúrgicos.

Continue lendo nossa séries do estudo de caso quando ela for postada.
Até mais e boa leitura!




Comentários

Postagens mais visitadas