Educação Inclusiva: Dinâmica de Grupo (Síndrome de Down)

Síndrome de Down


RESUMO
Palavra-chave: habilidade cognitiva – desenvolvimento físico – inclusão social – tratamento – espectativa de vida.

INTRODUÇÃO

As pessoas com sídrome down, são consideradas especiais não pelo motivo de nascer diferente das pessoas consideradas “normais”, mais sim pelo cuidado e pelo afeto que temos que ter por essas pessoas, pois o modo de encarar os sentimentos das pessoas com sídrome down podem ser bem agressivas.
Trissomia do cromossomo 21 ou Síndrome de Down é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 totalmente ou parcialmente. Esse nome é recebido em homenagem a John Langdon Down, médico que descreveu a síndrome em 1862.
A síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal. Geralmente a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. Essa síndrome é geralmente identificada no nascimento.
Esse estudo me chamou a atenção porque é importante temos que saber tratar essas pessoas, o histórico cultural e como as pessoas escaram. Por isso que coloquei em foco esse tema.

1.ESTUDO DE CASO:  SÍDROME DOWN

As pessoas com síndrome de Down podem ter uma habilidade cognitiva abaixo da média, variando de retardo mental leve, moderado e profundo. É pequeno o número de pessoas com essa síndrome profunda. É a ocorrência genética mais comum, estimada em 1 a cada 800 ou 1000 nascimentos (Wikipédia.com, a enciclopédia livre.2010)
Muitas das características comuns da síndrome de Down também estão presentes em pessoas com cromossômico normal. Elas incluem a prega palmar transversa, olhos com formas diferenciadas devido às pregas nas pálpebras, membros pequenos, tônus muscular pobre e língua protrusa. Os afetados pela síndrome de Down possuem maior risco de sofrer vários tipos de doenças.
A síndrome de Down é um evento genético natural e universal, estando presente em todas as raças e classes sociais. O caso que vivenciei é de um homem com sídrome down de retardo metal considerado leve.
Ele demonstra paciência em atividades que envolve música e pricipalmente no ato de cantar e dançar. O estresse vem de barrulho irritante. Essa pessoa gosta de brincar com as crianças pequenas, sua maior parte de seu passa-tempo é cantar e se divertir com o som da cantora e apresentadora brasileira Xuxa.
Achei muito interresante o fato de ele saber encarar os ritmos, apesar de seu retardo ser considerado leve pois é notável a dificuldade de seguir o ritmo em tempo certo. O som da cantora envolve ritmo, tempo-espaço, lateralidade, perçepção espacial, coordenação, brincadeira, habilidades intelectuais, sociais, auditivas, motoras, imaginação, afetivas e culturais.


REFERÊNCIAS

Comentários

Postagens mais visitadas